Accure

Simples Nacional X Lucro Presumido – Qual vou pagar menos imposto no meu negócio?

Qual a diferença entre Simples Nacional e Lucro Presumido? Qual vale mais a pena?

A primeira coisa que você precisa saber, é que quando falamos de Simples e Presumido, nós estamos nos referindo ao Regime de Tributação que a empresa vai escolher para calcular os impostos 

Regime de Tributação nada mais é  do que conjunto de regras que vai definir quanto de imposto será pago no final do mês que será calculado sobre o faturamento 

O que algumas pessoas não sabem, é que independentemente do Regime Tributário, seja Simples Nacional ou Lucro Presumido, a empresa vai pagar os mesmos tipos de impostos, o que muda é a forma como esses mesmos impostos são calculados dentro de cada regime 

Mas afinal, entre Simples Nacional e Lucro Presumido, qual vale mais a pena para o meu negócio?

O que vai definir qual o Regime Tributário ideal, aquele que vai gerar menos imposto no final do mês, é o faturamento da empresa.

A sistemática de apuração dos impostos pelo Simples Nacional funciona da seguinte forma: 

A empresa começa pagando um determinado percentual de imposto e esse percentual, ou então podemos chamar também de alíquota, vai aumentando conforme o faturamento da empresa vai crescendo.

Ou seja, no simples a gente diz que a alíquota de imposto é progressiva, significa que quanto maior o faturamento, mais imposto a empresa vai pagar.

Já o Lucro Presumido, diferentemente do Simples Nacional, o imposto sobre o faturamento é calculado com uma alíquota fixa de imposto independentemente do total faturado.

Se a empresa faturar R$ 10.000 por mês ou R$ 500.000, o percentual de imposto que vai ser calculado sobre o faturamento é o mesmo.

Trazendo o mesmo exemplo de uma empresa prestadora de serviços, a alíquota total de imposto que essa empresa pagaria no Presumido seria de 14,33%.

Conclusão

Depois de entender como esses dois Regimes Tributários se comportam, podemos dizer que, normalmente, o Simples Nacional vai ser mais vantajoso no início do negócio, quando o faturamento ainda é mais baixo.

Com o aumento do faturamento, quando a alíquota dentro do Simples alcançar a alíquota do Presumido, é vantajoso migrar do Simples para o Presumido, porque aí a alíquota para de crescer e fica fica estabilizada independentemente de quanto a empresa fature

Aqui no escritório nós somos especialistas em contabilidade para quem presta serviços para o exterior, se precisar de ajuda é só clicar na imagem abaixo e falar com a gente pelo WhatsApp.

CONFIRA o vídeo completo no nosso CANAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima